terça-feira, 3 de abril de 2007

Os Velhos


Na semana passada passou um documentário na RTP1, produzido pelo António Barreto sobre a comparação dos portugueses de hoje e os de há quarenta anos.

O que mais me impressionou foi o alerta claro que o sociólogo faz sobre as condições a que são hoje em dia são deixados os mais velhos. São os que provavelmente mais merecem, pois já contribuiram durante toda uma vida com trabalho e dedicação à familia. Quando chegam a uma idade em que já não coseguem tratar de si próprios são despejados em lares que muitas vezes não apresentam condições dignas. E quantos dos nossos velhos não são esquecidos pelas próprias familias deixados à sua sorte. Muitos com reformas de 40 contos, na moeda antiga, são salvos por um sistema de Segurança Social que quase toda a gente diz mal, mas que ainda vai salvando muitas vidas e acima de tudo, devolve alguma dignidade aos nossos velhos.

Os tempos de hoje também não ajudam em nada o convivio entre gerações. Os pais trabalham durante todo o dia. As crianças estão durante todo o dia em creches, ficando os mais idosos com dias sem nada para fazer e sem visitas para receber.

Não sei o que farei quando chegar a idade de cuidar dos meus pais, mas tudo farei para poder devolver algum do amor com que sempre me trataram.

1 comentário:

Blondie disse...

Por acaso a mim também me impressiona, aliás, choca bastante o modo como os idosos por vezes são tratados. São literalmente atirados para lares, ficando à espera de terminar lá os seus dias. No fundo trata-se mesmo de esperar a morte.
É doloroso pensar nisso!
Tal como tu, vou tentar cuidar bem dos meus velhinhos, pelo menos retribuindo o que eles fizeram/fazem por mim.
Beijocas